segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Projetos Sociais para crianças carentes em Porto Alegre


A Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer (SME), tem desenvolvido nos últimos 5 anos de gestão, projetos sociais que visam a inclusão social de crianças carentes através do esporte.

De acordo com os indicadores demográficos e estatísticas do IBGE, mais de 21,43% da população total de Porto Alegre tem entre 0 e 12 anos de idade. É na Capital, com tradição na área da recreação pública, que a SME desenvolve atividades recreativas em praças, parques e centros comunitários, criando projetos e programas que visam ampliar e descentralizar os serviços prestados, facilitando o acesso da população.

Dentre os projetos, destaca-se o Programa Graxaim, criado em 1996, para atender crianças de 2 a 6 anos de comunidades carentes que não tem a oportunidade de frequentar uma creche.

O Projeto Brincalhão (que atende crianças de todas as idades) é um ônibus itinerante que passa pelos principais pontos e bairros de Porto Alegre, buscando crianças para brincarem à bordo do ônibus, equipado com livros e atividades recreativas em geral, orientados por estagiários de esucação física.

Para ampliar a faixa etária atendida e proporcionar novos espaços para brincadeiras, foi criado em 1997 o Projeto Brinquedoteca, que funciona atualmente no Parque Ramiro Souto, na Redenção, Centro de Comunidade Primeiro de Maio, no bairro Santa Maria Goretti e no Centro de Comunidade da Restinga, no bairro de mesmo nome.

"Brinquedoteca é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente lúdico." (Friedmann, 1992, p.36) Porém, com a dificuldade de expansão desse atendimento e à limitação de recursos humanos e materiais, surge a alternativa da Brinquedoteca Itinerante.

E por fim, o Projeto Social Esporte Clube, que conta com a parceria de mais de 12 clubes esportivos da capital para oferecer vagas nos clubes às crianças de 4 a 16 anos nos clubes em diversas modalidades esportivas.

Outras informações podem ser obtidas em horário comercial, pelos fones 3289-4864 e 3289-4865 ou pelo e-mail sme@sme.prefpoa.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template designer adapted by Ana by anA.